terça-feira, 29 de março de 2011

Quais os usos da hipnose??

Venho aqui falar um pouco como e em que situações a hipnose tem indicação de uso.
Bem, como tem cresçido muito a utilização clínica da hipnose, é comum a confusão entre a técnica e a psicoterapia.

Na verdade, a indução do transe tem sido cada vez mais usados , dentro das abordagens terapeuticas, não só para tratamentos psicológicos, como também na medicina, na educação, na odontologia, nas artes, nos esportes, etc...

Por exemplo, na cardiologia, a hipnose é utilizada, para aliviar taquicardias sinusais em pessoas irritadiças,nas dores pós-infarto, nas dores fantasmas e na reabilitação pos-infarto. assim como também na hipertensão emocional.

Tanto na neurologia, como na ortopedia, usa-se a hipnose nos torcicolos, nas dores lombares, em vários tipos de dores de coluna, na dor dos membros fantasmas depois da amputação, em parestesias, nas cefaleias e nas insônias.

Já na gastroenterologia existe indicação de uso para nauseas e vômitos, nas gastrites e úlceras gastro-duedenais, nas hemorragias digestivas, na colite, na inapetência, desconfortos abdominais psicossomáticos, na anorexia e nas aerofagias.

Também é de largo uso em urologia, ginecologiae obstetrícia, na enurese noturna, na impotência,na ejaculação precoce, na anorgasmia, na não aceitação da gravidez, na diminuição da dor do parto, nas dismenorréias e até para facilitar o exame ginecológico comum.

Na otorrinolaringologia há indicação de uso, para examinar o cavum em pessoas mais tensas ou pessoas muito sensivéis, nas difonias e também na gagueira.

Na dermatologia, é muito útil no tratamento dos eczemas e pruridos, de modo geral, na psoríase, nas verrugas juvenis, nas peladas e na queda de cabelos ou calvície.

Na alergia, a hipnose é de essencial ajuda no tratamento da asma, brônquite crônica, nas rinites, na urticária e nos eczemas alérgicos.

Na cirurgia, a hipnose é essencial para a diminuição do mêdo pré-operatório, para reduzir certos riscos pos-operatórios e também como anestésico de urgência.

É muito importante, o uso de hipnose em casos de queimaduras, para tornar mais fácil os curativos e para melhorar o prognóstico, pois diminui muito a dor.

Na odontologia, para preparar o paciente que tem mêdo ou fobia de dentista ou mesmo do próprio motor do dentista, nas nauseas extremas, na redução das hemorragias para que o paciente consiga ficar com a boca bem aberta, para que aceite melhor a protese e no bruxismo.

Já, na área da educação, estudos mostram o uso da hipnose para melhorar a aprendizagem, a concentração, a atenção, a memória. E nos esportes para eliminar tensões e ansiedades, aumentando o rendimento do atleta.E mesmo no campo jurídico, para aumentar a memória das testemunhas e dos acusados com relação a delitos.

Na oncologia é muito satisfatório de se utilizar hipnose.

Como se vê é muito amplo a gama de situações em que se pode e deve utilizar a hipnose e é por isso que a hipnose para mim é uma prática clínica tão apaixonante.

Abraços a todos. Espero que tenham gostado da postagem. Dra. Débora

Nenhum comentário:

Postar um comentário