segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Aviso a todos de não atender mais por plano de saúde



AVISO


Gostaria de avisar a todos que não atendo mais por planos de saúde.
Bem, o motivo é simples, é o de sempre, como já tenho dito em outras postagens minhas, ninguém mereçe hoje, como um profissional de saúde eficiente, qualificado, investir na sua formação, e ficar atendendo por plano de saúde e receber aquela miséria que nem dá pra sua sobrevivência, muito menos para investir em cursos, na minha formação.
Bem, como não aceito cair na qualidade do meu atendimento aos meus pacientes, quero ter tempo nas consultas com os meus pacientes, a minha consulta dura em média de 40,50 minutos e podendo chegar a uma hora.
bem, infelizmente o que vejo, são os profissionais de saúde atendendo num tempo pequenininho para poderem sobreviver, e isto eu não quero porque interfere no resultado da psicoterapia, na avaliação do diagnóstico e interfere no tratamento como um todo, além do que quero ter um rendimento digno com a minha função, com o meu trabalho, o que fica impossível atendendo por plano de saúde.
Bem, então eu resolvi dar um desconto preferencial a pacientes de alguns planos de saúde.
Quero relatar que minha última experiência com plano de saúde foi decisiva para que eu tomasse essa decisão.
Todos sabem que os planos de saúde além de pagar um valor irrisório em torno de 18,00 20,00 e na melhor das hipóteses, 25,00 a uma consulta de psicologia. Mas, além disso eles não reajustam os profissionais de saúde por décadas, ficamos lá recebendo o mesmo valor enquanto os planos aumentam o seu valor para o usuário e o pior não tem lei que obrigue este reajuste dos planos para os profissionais, já que a ANS diz que isso é livre negociação, e como já disse de livre não tem nada.
Inclusive li que o CRM está lutando por isso, que o reajuste para os médicos seja anual.
Bem, mas ainda tem pior, muitas vezes os planos não honram com os pagamentos e nem com as datas, e olha que o profissional de saúde tem que esperar em média 60 dias para receber seus atendimentos e ainda assim os planos não honram com as datas.
Foi o que aconteceu comigo com o plano SM SAUDE aqui no estado do Espirito Santo onde atendo.
Bem, me credenciei a este plano desde 2008. No começo pagavam , ás vezes atrasavam 15 dias e este atraso foi ficando cada vez maior, até chegar a 60 dias e aí eu bloqueava os atendimentos, dava problema com os usuários, eles pagavam 1 mês para que eu desbloqueasse e aí continuavam o atraso.
Bem, uma paciente foi ao PROCON contra o plano devido ao atraso no pagamento dos profissionais, que tem gerado bloqueio nos atendimentos, o que ela está correta.Depois disso pagaram 1 mês para que eu a atendesse e atrasaram de novo.
Bem, saí do plano e eles vivem com desculpas, já tentei me comunicar várias vezes e são desculpas atrás de desculpas. Ficaram me devendo desde março até agosto de 2012.
Não tenho outra saída a não ser recorrer ao jurídico. O interessante que vi que estão fazendo isso, ficam devendo aos profissionais de saúde por 3,4 meses.Credenciam outro na mesma especialidade, e descredenciam aqueles que ficaram devendo e não pagam.
E diga-se de passagem esse plano de saúde aqui no estado é bem forte, pois tem hospital próprio, e tem pelo menos 20 anos de existência.
Esse foi o pontapé derradeiro para que eu não quisesse mais trabalhar com planos de saúde. Porque infelizmente isso acontece muito e os médicos ficam a ver navios.
Infelizmente no nosso país nós não temos leis mais rápidas que protejam o profissional de saúde e os planos usam e abusam disso.
Ainda bem que eu estou livre desse sistema de saúde particular no país, que está falido e sucateado.Que bom que com a minha competência e profissionalismo consegui construir um grande número de pacientes particulares, que diga-se de passagem, na grande maioria muito satisfeitos com os resultados obtidos. Pois dinheiro nenhum paga a cura de um desequilíbrio emocional.
Abraços á todos.
Dra. Débora-Psicóloga e Psicoterapeuta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário