terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O Absurdo dos planos de saúde



Esse final de semana fiquei chocada com a notícia nos jornais no domingo, sobre os planos de saúde.
Primeiro foi determinado um aumento de 10% para os planos de saude.Como sempre isso nunca é repassado aos profissionais de saúde que ficam uma decada ou mais sem receber aumentos, e a desculpa é a mesma. Que os custos são muito altos e não é possível repassar nenhum aumento.
Bem, o profissional fica no dilema...ou sai do plano.... ou fica e se amesquinha no atendimento com o paciente.
Bem, a minha opção foi a primeira sair, praticamente não atendo por plano de saúde mais.E assim posso dar um atendimento de ótima qualidade aos meus pacientes, buscando a cada dia melhorar mais e mais.Agora, entendo que muitos profissionais não podem ter essa postura que eu tenho, porque a sua subsistência fica prejudicada.
E por não haver aumento algum pros profissioanis de saúde e sim para os planos , e que a saúde no Brasil anda de mal a pior.... porque afinal quem atende os pacientes, faz exames, dignostica e promove a cura são os profissioanis de saúde.... agora vc só imagina como estaria a sua motivação no trabalho se não recebesse aumento á 10 anos, enquanto tudo aumentou nesse período.Com certeza a motivação desses profissionais está no pé ou mais embaixo ainda, no ralo.
E quem sofre são os usuários onde nada é feito para que esses profissionais tenham um salário digno....
O que me deixou pasma também foi a denúncia de alguns médicos de que quando algum paciente necessita de um exame mais complexo, ele é empurrado com a barriga, colocando em risco a vida das pessoas e várias vezes o paciente é aconselhado a procurar o SUS para o tal exame e para o ganho de medicação.
Caramba!!! Se realmente assim é.... então pra que se paga plano de saúde nesse país? Que diga-se de passagem é bem caro para quem paga.
É preciso uma atitude da população, para pressionar o governo para leis que obriguem esse aumento anual aos profissionais de saúde da mesma forma que os planos recebem anualmente. Como já disse a justificativa da ANS é que o contrato do profissional de saúde x plano de saúde é livre negoçiação.... de livre não tem nada onde muitos profissionais ficam cativos aos planos e são obrigados a ofereçer um serviço cada vez mais, de pior qualidade, cada vez mais tendo que atender mais e mais pacientes no tempo curto de atendimento, pois só assim conseguem manter o seu nível de vida.
Triste situação e assim continuará e piorará enquanto não se tomarem providências em prol da saude brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário